Ser Feliz É Uma Escolha

Ser Feliz É Uma Escolha_Artigo Fátima Alves

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Autor:

Fátima Alves

Todos querem alcançar a felicidade, mas geralmente as pessoas não sabem explicar o que ela é. Querem ser felizes, mas na busca dessa felicidade, encontram-se com o prazer. Prazer e felicidade não são sinônimos. O prazer é efêmero e tem a ver com a satisfação do ego. Felicidade é permanente e tem a ver com a realização interna.

A felicidade é um estado interior e pode ser conquistada. E para conquistá-la a pessoa tem de percorrer um caminho. Um caminho de autoconhecimento, de contato e aceitação da realidade da vida. Essa aceitação da vida se inicia com a aceitação do que você é. Para aceitar o que você é, o primeiro passo é se permitir entrar em contato com as dificuldades, crenças e comportamentos que te limitam e te ancoram no sofrimento. A ideia é fazer uma revisão de você mesmo, corrigindo seus defeitos, se reconciliando com as pessoas que você tenha dificuldade, aceitando o outro como ele é e, principalmente, aprendendo a ser a melhor companhia para você mesmo.

Isso tudo tem a ver com a felicidade, pois quando você alcança esse nível de entendimento e equilíbrio interno, você se liberta das próprias carências, codependências e apegos diversos que te impedem de ser realmente feliz. A felicidade é um estado independente de fatores externos e condições adversas. Quando você é feliz, você é completo, equilibrado e não se afeta com os problemas do dia a dia. Para quem alcança essa condição, não existem problemas, existem apenas situações. E a forma de encarar essas situações vai depender no nível de evolução que você alcançou.

Uma pessoa sem recurso interno e com o universo simbólico restrito terá muito mais dificuldade de lidar com as situações do que aquela que já possui um grau de conhecimento mais amplo, rico, e que seja desapegada dos limites do ego. Para essa pessoa, nenhuma situação é um problema; ela encara qualquer circunstância como um fato que está ocorrendo aqui e agora, e o resolve, sem conflitos internos. É uma condição privilegiada, sem dúvida, mas que pode ser conquistada.

Tudo em nossa vida é mutável. Essa mudança depende de nossa vontade e esforço. Quem quer fazer arruma recursos, quem não quer, arruma desculpas. E desculpas não nos faltam para justificar nossa incompetência de lidar conosco mesmo e com as responsabilidades do que criamos para nós. Somos herdeiros de nós mesmos. Somos os únicos responsáveis por tudo que temos e tudo que somos. Cada item, cada situação em nossa vida, foi escolha nossa. Hoje, você é resultado de cada pequena escolha que foi fazendo ao longo de sua vida e de suas vidas. Se você quiser mudar isso, comece com a revisão de si mesmo, com total sinceridade e mude seu comportamento. Quando você muda seu comportamento, você muda sua vida.

Você pode escolher ser feliz ou continuar no sofrimento. Só depende de você. Ser feliz é uma escolha!

Outros conteúdos