A Roca e o Calmo Pensar

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Autor:

Mohandas K. Gandhi

Ano:

1977

Mohandas K. Gandhi Poucas vezes transitam na história política dos povos personagens como o Mahatma Gandhi. A Índia teve esse privilégio, mas também foi ela que lhe colocou os maiores desafios: a pobreza, a intocabilidade dos párias, a desconfiança mútua de hindus e muçulmanos, a diversidade de raças e, além de tudo isso, sua condição de colônia do Império Britânico. Igualmente, poucas vezes nos deparamos com líderes nos quais pulsa em uníssono a força espiritual e a força política, sendo a primeira a única que justifica a última: “Meu patriotismo”, diz Gandhi, “está subordinado à minha religião; agarro-me à Índia como uma criança ao seio da mãe, porque sinto que ela me dá o alimento espiritual de que preciso”. Contudo, a sua fé, a sua crença foi tão ampla e generosa que abraçou com ela todos os credos, fazendo da Verdade o seu Deus e da não violência a sua prece.

“Este livro é uma coletânea de textos publicados em jornais e livros, de discursos e cartas pessoais de Gandhi, focalizando o tema da prece e da meditação, instrumentos que constituíram o alimento espiritual de sua vida dedicada à não violência e à conquista da independência de seu povo.

A prece, para Gandhi, não é um ato de isolamento e abandono das responsabilidades individuais e sociais, mas pelo contrário, a mais genuína função altruísta, já que só podemos fazer o bem a nossos semelhantes na medida em que cultivamos a paz no coração e a serenidade na mente.”*

*texto de apresentação da Palas Athena*

Nem todo livro aqui publicado expressa exatamente uma visão do centro de estudos da consciência. Como semeadores do conhecimento acreditamos que cada contribuição pode ser vista sob a ótica do questionamento coerente e esclarecedor.

Outros conteúdos