Contribuições da Pesquisa Sobre Percepção Extrassensorial de J. B. Rhine Para o Conceito de Sincronicidade de C. G. Jung

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Autor:

Prof. Dr. Pedro Henrique Costa de Resende e Prof. Dr. Alexander Moreira-Almeida

Publicação:

Horizonte, Belo Horizonte, v. 20, n. 62, e206205, maio/ago. 2022 – ISSN 2175-5841

Tipo:

Artigo

Idioma:

Português

Data:

2023/04

O pesquisador americano Joseph Banks Rhine (1895 – 1980) e o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875 –1961) foram contemporâneos, o interesse mútuo de pesquisa levou os dois autores a estabeleceram uma troca de correspondências a partir de 1934, que duraria as duas décadas seguintes. A partir desse diálogo importantes repercussões teóricas ocorreram no trabalho dos dois autores, especialmente, em relação a Jung. Em nossa metodologia analisamos as obras de Rhine e de Jung, com destaque para o impacto dos experimentos sobre percepção extrassensorial (PES) sobre o trabalho de Jung de 1952, Sincronicidade: um princípio de conexões acausais. Apesar das controvérsias existentes sobre o conceito de sincronicidade, com alguns autores estabelecendo que PES e sincronicidade são eventos distintos, o autor suíço estabelece de forma clara três categorias ou facetas de seu conceito, duas delas incluindo a PES.

Nem todo artigo científico aqui publicado expressa exatamente uma visão do centro de estudos da consciência. Como semeadores do conhecimento acreditamos que cada contribuição pode ser vista sob a ótica do questionamento coerente e esclarecedor.

Outros conteúdos