Psicologia da Religião no Brasil: A Produção em Periódicos e Livros

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Autor:

Geraldo José de Paiva, Wellington Zangari, Marisa Moura Verdade, José Rogério Machado de Paula, David Gaspar Ribeiro de Faria, Denise Mendes Gomes, Fátima C. C. Fontes, Cátia Cilene Lima Rodrigues, Maria Luísa Trovato e Antônio Máspoli de Araújo Gomes

Publicação:

Psicologia: Teoria e Pesquisa Jul-Set 2009, Vol. 25 n. 3, pp. 441-446

Tipo:

Artigo

Idioma:

Português

Data:

2009/07

Apresenta-se apreciação crítica da Psicologia da Religião no Brasil, no período de 1956 a 2005, realizada com base em artigos publicados principalmente em periódicos nacionais de Psicologia. Avaliaram-se 125 artigos, segundo o tema, a teoria e a metodologia. Observou-se tendência de aumento gradativo do número de publicações. Os temas preferidos foram saúde, experiência religiosa, vocação, identidade e relações entre psicologia e religião. A produção revela utilização de teorias, conceitos e métodos da linha-mestra da Psicologia. A apreciação crítica é contextualizada em termos da origem da Psicologia da Religião no Brasil, da sua institucionalização acadêmica e dos eventos que resultaram numa literatura científica específica.

Nem todo artigo científico aqui publicado expressa exatamente uma visão do centro de estudos da consciência. Como semeadores do conhecimento acreditamos que cada contribuição pode ser vista sob a ótica do questionamento coerente e esclarecedor.

Outros conteúdos