Técnicas de Respiração do Yoga Para Crianças

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Autor:

Caio Alessandro de Almeida

Publicação:

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Tipo:

Artigo

Idioma:

Português

Data:

Esta pesquisa tem por propósito estudar as técnicas de respiração, com base no yoga – Pranayamas – de maneira a compreender as formas pelas quais esta pode ser aplicada em crianças no âmbito escolar. Visa descrever as técnicas de respiração do Yoga – Pranayamas – e apresentar adaptações das mesmas como brincadeiras e jogos lúdicos voltadas para a população infantil. A pesquisa foi desenvolvida tendo por base uma revisão de literatura, apoiando-se em documentos e manuscritos bem como na experiência do autor. O trabalho está organizado da seguinte maneira: num primeiro momento mostra a importância do ato da respiração enquanto ação natural do ser humano e descreve todo sistema respiratório entendendo o seu efeito fisiológico. Num segundo momento, o yoga é introduzido, dando ensejo para um aprofundamento aos pranayamas. Apresenta-se depois um breve conceito sobre a ludicidade seguido de propostas de jogos e brincadeiras pautados nestas práticas para serem utilizadas com crianças. O trabalho apresenta uma possibilidade de utilização das práticas do pranayama contribuindo na esfera didática, não se restringindo apenas ao campo da educação física.

Nem todo artigo científico aqui publicado expressa exatamente uma visão do centro de estudos da consciência. Como semeadores do conhecimento acreditamos que cada contribuição pode ser vista sob a ótica do questionamento coerente e esclarecedor.

Outros conteúdos