Todos nós podemos ser pessoas melhores e fazer as coisas de uma forma melhor, se nos dispusermos a isso.
Se tornar uma pessoa melhor é:
- Ter pensamentos de melhor qualidade
- Realizar as atividades do dia a dia o máximo melhor
- Aperfeiçoar aquilo de que já temos conhecimento e aprender aquilo que ainda não sabemos
- Prestar atenção nas outras pessoas, dar espaço para a manifestação delas, respeitar suas opiniões, conversar sem impor ideias
- Aceitar críticas; aceitar que comete erros, corrigir os erros
- Ser gentil com alguém, falar sempre com educação não importando o nível do interlocutor
- Expressar afetividade
- Respeitar o meio ambiente e fazer e contribuir da forma que for possível para seu equilíbrio etc.
Todo esse composto faz parte da nossa estrutura como consciência. E quanto mais nos esforçamos para ser melhores, mais vamos expandindo nossa consciência, estando mais perto do que é universal. Isso significa ir saindo do individual, do emocionalismo (que é o gerador de nossos sofrimentos). Quando expandimos nossa consciência, passamos a perceber além de nosso ego e isso traz muita felicidade, porque nesse estágio, estamos no âmbito universal e tudo que é universal é positivo e feliz.
Inversamente proporcional é viver o tempo todo voltado para o ego, o que traz sofrimento porque é onde mora a depressão, as fobias, o ciúme, a competição etc.
Mas como podemos mudar de uma condição para outra?
Exercitando o autoconhecimento e procurando aceitar a realidade.
Para conseguir fazer uma análise de si mesmo com eficiência é necessário aceitar a própria realidade. O que não é tarefa fácil porque usamos muitos subterfúgios para fugirmos de nós mesmos. Fugindo da realidade temos a falsa sensação de não vivenciar as dificuldades. Mas elas estão lá, atrapalhando cada ação nossa. Quanto antes enfrentarmos essa realidade, melhor, porque teremos a grande oportunidade de modificar o que não é bom.
Todas as coisas do universo são passíveis de transformações. Muitas vezes um grande problema se resolve apenas com uma mudança de foco, de ângulo de visão. O que é um problema senão um modo de encarar uma situação? Um problema é apenas um conceito. E é relativo. O que é um grande problema para alguém hoje, pode deixar de ser amanhã com uma simples mudança de ponto de vista.
Não existe problema. Só existem situações e níveis diferentes de consciência para lidar com essas situações. Quanto mais primária é a pessoa, mais ela vê qualquer situação como problema. E quanto mais evoluída e universal, mais recurso interno ela terá para viver uma vida harmônica, positiva e feliz.